quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Projeto elaborado com professora do 4º ano e coordenadoras de área do Projeto Além das Palavras/SED

Vergínia Leite Figueiredo
Laura Lopes Ribeiro
Edicleia Koller

“Sabor e Cultura- Herança da Culinária Africana”

Identificação do Local
Escola Estadual Antonio Delfino Pereira
4º ano-matutino
25 alunos
Professoras: Vergínia Leite; Edicleia Koller e Laura Lopes Ribeiro
Disciplinas: Língua Portuguesa e Matemática

Conteúdos estudados no projeto;
Língua Portuguesa: Leitura e compreensão de texto; gramática (substantivos, adjetivos, verbo e numeral)
Matemática: Numerais fracionários. Multiplicativos. Ordinais e Cardinais
Tecnologias utilizadas: internet, laptop UCA, livro Usando texto em sala de aula do Instituto Alfa e Beto

Descrição
“Todo bom professor conhece o valor da avaliação feita regularmente em sala de aula para o avanço dos estudantes- diagnosticar o quanto cada um sabe antes de iniciar um novo conteúdo, verificar como está o desempenho deles durante as atividades e o aproveitamento num trabalho em que tenham de se valer dos novos conhecimentos.”
(GROSSI, Nova Escola,2009)
Ao trabalharmos sobre essa óptica, verificamos que nosso projeto busca rever os conhecimentos prévios de cada estudante, trabalhando suas habilidades e desta maneira busca valorizar a cultura afrodescendente à qual nossa comunidade escolar está inserida, sendo a primeira comunidade quilombola urbana de Campo Grande.
A sociedade atual prima por competências de leitura baseadas nos recursos de nossa época como: televisão, blogs, internet e tantos outros que o educador deve trabalhar em sala de aula de maneira que o estudo da língua seja num sentido real de uso, como por exemplo, trabalhar um texto de tipologia procedimental, muito comum nos lares e mesmo dentro do próprio ambiente escolar, como é o caso das receitas culinárias, ao utilizarmos como recurso o laptop Uca com acesso à internet.
Certos da contribuição dos povos africanos em nossa cultura brasileira em várias áreas: danças, música, campo lexical, literatura, religião, culinárias e outros é que este Projeto prima pela valorização da cultura afrodescendente que reflete diretamente na aprendizagem e autoestima de nossos estudantes oriundos da descendência de tia Eva, fundadora da comunidade de São Benedito.
Ao propormos aos estudantes pesquisas do gênero receitas culinárias africanas incorporadas em nosso país, o educando terá a oportunidade de buscar inúmeros sites e blogs que relatam curiosidades e a história desses alimentos. Será possível ainda, acessarem fotos e desenhos, vídeos com o preparo dessas receitas e selecionarem as melhores para um banco de receitas.
A turma ainda escolherá algumas para serem executadas com a ajuda do grupo na sala de aula, e neste momento o professor de forma contextualizada trabalhará a leitura e compreensão desta tipologia(finalidade, linguagem, estrutura), bem como a parte gramatical(substantivos, adjetivos, verbos no modo imperativo e numeral). Já ao tratarmos de matemática, a nossa proposta é inferir em cálculos que se referem  à proporção do prato dependendo da quantidade de pessoas(situação real de uso) por meio dos numerais multiplicativos e durante a realização da receita(cardinais, ordinais e fracionários).
Após, a turma confeccionará um mini-livro de receitas contendo o depoimento da sala tanto no material impresso, quanto no ambiente do blog dos professores contendo fotos e vídeos.
Comentários:
Satisfatório: Houve a participação, envolvimentos de educandos e docentes e de toda escola diante das tarefas e etapas do projeto.
Negativo; Tempo curto (apenas 2 semanas); O grupo sugere após reflexão dos resultados que o prazo deveria ser ao menos de 4 semanas para um maior aproveitamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário